sábado, 30 de novembro de 2013

PROJETO TARDE FELIZ - 2013 !

Tarde Feliz é um projeto criado para angariar fundos para a manutenção da ABEMN proporcionando à criança prazer e socialização e que caracteriza o projeto maior que é a ABEMN.
Realizado em 2004, pela primeira vez, no início da associação, com a necessidade de termos dinheiro para conseguir a documentação, a partir desta data realizaremos em todos os anos o objetivo é diferente, mas a finalidade continua a ser o de manter o Berçário.
O evento consiste em ser realizado em um campo gramado no quais vários brinquedos aí serão espalhados, tais como: pula-pula, futebol, escorregador, gangorra, pimbolim, casa de bolinha e brinquedos infláveis. São oferecidos também comes e bebes: bolo de chocolate, cachorro-quente, picolé, pipoca, algodão doce, geladinha e refrigerante tudo com um único valor no ingresso.



 A presidente Miriam Agostinho com as duas palhacinhas no dia da Festa.











Parceiros que auxiliam na realização da Festa!!!








































Nossas forças: “A alegria proporcionada às crianças.”

Nossas fraquezas: “Um evento com alto custo.”


Parcerias: Sesc Lazer
                Clube da Caixa Econômica
                 Sociedade.


Postagem: Malu Macedo

PROJETO DESPERTAR

O projeto DESPERTAR, visa oferecer  as mães dos nossos alunos Cursos de capacitação, palestras e orientações para cuidar bem dos filhos. Vejam os objetivos específicos do Projeto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  Realizar palestras valorizando a presença de Deus em nossas vidas e Jesus Cristo como o único caminho a ser seguido para chegar ao Pai e a Doutrina Espírita, como apoio para o equilíbrio na procura de tudo isso.
  Promover mine cursos para fabricação de material de limpeza
  Promover mine curso e culinária confecção de alimentos.
  Promover palestras educativas:
  • saúde bucal  -  cuidados com a dentição  das crianças,
  • doenças  DST, HIV,  higiene corporal
  • cuidados e higiene, verminose, alergias nas crianças;
   Promover palestras de ética e moral dentro da profissão;
   Orientar os serviços domésticos. ( arrumação da casa, de gavetas, etc.) ;
   Orientar sobre a segurança da saúde no trabalho doméstico.     
   Orientar sobre os direitos e deveres trabalhistas

Vejam imagens das mães participando do Curso de salgados:





As mães recebendo as orientações teóricas e as imagens acima  as mães com a mão na massa!









Postagem: Malu Macedo

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

HISTÓRICO parte-3

Em 10/03/2010 inicia-se a construção e reforma do prédio doado adequando-o às normas da Lei de Funcionamento próprio para atender as crianças nesta faixa etária. Teve como coordenadoras deste trabalho as senhoras Adelina Rezende Faria e Eurilene Alves da Silva.
A nova sede da ABEMN passa a atender na  Avenida Brasília, nº 2245, Gurupi, Tocantins em 27/06/2010.
Aos 15/03/2010 foi iniciado a confecção do último documento para a composição do dossiê para o registro no CME.,a Proposta Curricular da ABEMN, contendo 48 páginas realizado pela presidente Miriam R. A. Borges e dado como terminado em 14/06/2010.
Esses anos têm sido de muitos sacrifícios e dissabores, mas também muitas realizações. As decepções esquecem-se e as glórias deve ser a alavanca para o nosso ânimo, pois, “O auxilio ao próximo é o seu maior investimento”. André Luiz.
A quarta eleição da Diretoria executiva para o biênio 2011 e 2012 aconteceu no dia 10/12/2010 às 20 horas na nova sede av. Brasília 2245 sendo eleitas as senhoras: Miriam Rodrigues Agostinho Borges. Vice-presidente: Maria de Fátima Carneiro Leite.1ª Secretária:Sonia Maria Dal Molin Machado. 2ª Secretária: Ana Cláudia Agostinho Borges Dias.1ºTesoureiro:  Ana Iara Borges Scheffer Rezende. 2ª Tesoureiro:Luciana Agostinho Borges Costa.Conselheiro Fiscal:Ezequiel Marcelino da Silva. 2º Conselheiro Fiscal Euzébio Cirqueira da Silva. 
 No ano de 2011 foi trocado o telhado das salas e a cobertura da área de serviço por telhas plan num custo de $6.825,50 reais( ver prestação de contas) sem contabilizar a mão de obra que foi doação do Senhor Tomaz de Aquino, proprietário  da Madezil.Neste ano aumentamos o número de 20 para 30 crianças atendidas. Ficamos felizes, pois com a ajuda de Milena da SANEATINS Liquida- se as dividas pendentes feitas pela Escola Eurípides Barsanuffo e pela Escola Moderno e assim  a conta de água fica em nome do Berçário.Ouve também grande avanço na organização na área pedagógica. Em 2012 os conselheiros fiscais , as tesoureiras e a presidente se reuniram para o balanço final do ano 2011. No ano de 2012. Ana Iara, 1ª tesoureira, deixa o seu cargo no  devido  ao seu estada de gravidez, assume a 2ª tesoureira Luciana Agostinho Borges Costa. Foi feito a Noite da Torta cuja arrecadação serviu para forrar o telhado com placas de gesso num valor de R$3.000,00 reais. Incluiu-se a cuidadora Ducilene Mourão Miranda como funcionária do berçário com carteira assinada. Este biênio foi de muita paz embora nem todos os objetivos propostos tiveram sucesso. Em 14 de dezembro de 2012 nova chapa para o biênio 2013 e 2014 fica assim constituído: Presidente: Miriam Rodrigues Agostinho Borges.Vice- presidente:Ezequiel Marcelino da Silva.1ª Secretária:Laura Alves e Silva. 2ª Secretária: Alene, 1º Tesoureira: Luciana Agostinho Borges Costa. 2ª Tesoureiro: Tesoureiro:  Ana Iara Borges . Conselheiro Fiscal:Elias Monteiro de Carvalho. Paulo César Silveira Borges. Maria de Lourdes Leôncio Macedo.

No inicio do ano de 2013 realizamos parceria com a Prefeitura Municipal de Gurupi/Secretaria Municipal de Educação cedendo 04 professoras e 01 serviço geral melhorando o atendimento aos educandos.

HISTÓRICO Parte-2

Outro entrave se apresentaria, a escola extinta deixou contas a pagar tais como: luz, telefone e água e mais os encargos com a documentação da nova entidade. Houve a necessidade de se fazer um evento para angariarem fundos e custear todas essas despesas.
Em reunião seguinte pensando o que realizar, as sugestões foram surgindo de um e de outro, o quebra cabeça formou-se e surgiu a Tarde Feliz, um evento para crianças, com comes e bebes e muitas brincadeiras. A repercussão foi grande, a equipe decidiu que essa realização aconteceria anualmente como tradição.
O Regimento Interno foi realizado com a ajuda de nossa confreira Maria da Conceição Duarte. O projeto de ação e o de criação conseguiu-se com a ajuda de Elena Alcântara, também grande colaboradora da ABEMN.
Com o Estatuto Social pronto, no dia 25 de Maio de 2004, marcando o ponto inicial da ABEMN, com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ ) no dia24/06/2004, sob o nº 06.853.492/0001-44, a equipe assume uma Diretoria Executiva que obedece aos seguintes cargos: Presidente Miriam Rodrigues Agostinho Borges,Vice-Presidente Rogéria Lima Santos de Lemos, 1ª secretária Juliana Paula Balestra Soares, 2ª secretária Daniele Bueno Godinho,1ª tesoureira Elizângela Mantelli, 2ª tesoureira Christiane Quintanilha de Oliveira, 1ª diretora social Luciana Agostinho Borges 2ª diretora social Lucilene Gomes da Silva, Conselho Fiscal Aldecir Dias de Sousa Junior, José Fernando de Oliveira Rocha e Maria da Conceição Duarte. Em dezembro de 2004 finaliza-se o trabalho dessa equipe desbravadora, para dar início a uma nova diretoria que de acordo com o Estatuto se elegeria a cada dois anos nas segundas sextas-feiras de dezembro.
A primeira eleição aconteceu no dia 12 de dezembro de 2004 para gerir o biênio 2005/2006 com Miriam Rodrigues Agostinho Borges para presidente, Maria Leonesa como vice presidente, Maria de Lourdes Leôncio Macedo 1ª secretária, Keite Gonçalves da Mata 2ª secretária, Keilucia Ribeiro Lisboa Pereira 1º tesoureira, Aldecir Dias de Sousa Junior 2º tesoureiro, Luciana Agostinho Borges e Filomena Maria S. Moreira como Diretora social, Elias Monteiro e Christiane Quintanilha de Oliveira como conselheiros  fiscais.
No segundo ano desta gestão resolveu-se alugar uma casa para ser sede do berçário, pois o atual presidente do sanatório Sr. Elias Monteiro da Silva não reconhecendo como doado o prédio da ex-escola, pois não havia documentos legais, aluga-o ao Colégio Moderno, até então a ABEMN só estava se documentando. Neste período houve uma reforma no Estatuto, sendo direcionado pela advogada Coraci Pereira da Silva. Concomitante, o Berçário recebeu como doação da Senhora Ana Gladys Urzedo Bravo, conhecida como Dona Mocinha, viúva do Doutor Waldir Lins, um terreno no Lote nº 01, da quadra 44, situado na Rua 01, esquina com rua 05 do loteamento bairro engenheiro Waldir Lins, Gurupi, Tocantins, com área de 600 metros quadrados.
No dia l7 de agosto de 2006, inicia-se o trabalho com 05 crianças, tendo como ajudantes voluntárias: Vitalina Costa ( dona Vita), Raquel Santana da Silva, Joana D’Arc de Azevedo Rosa e Eurilene Alves da Silva Ribeiro.  Contamos também com a valiosa ajuda do então vereador Kita Maciel, que faz questão de se manter associado ao berçário, lutou para que a ABEMN se enquadrasse na Lei de Utilidade Pública sob o nº 1672 23/11/2006, para dar então a seqüência de documentações, a inscrição no Conselho de Ação Social sob nº 0023/2006, assim como a Licença ao Funcionamento e Vigilância Sanitária, representando tantos outros personagens que entraram nesta história como peças importantes na concretização do berçário.
A segunda diretoria eleita para o biênio 2007/2008, fica estabelecida: Miriam Rodrigues Agostinho Borges - presidente, Luciana Agostinho Borges Costa vice-presidente, Eurilene Alves da Silva Ribeiro 1ª tesoureira, Adelina Rezende Faria 2ª tesoureira,’ Adriana Agostinho Borges Reis 2 ª secretária, Maria de Lourdes Leôncio Macedo 2ª secretária, Darcy Lima Santos de Lemos, Ida Wodzik, Ana Iara Borges Schefer, Maria de Lurdes Alencar Araújo, conselheiras fiscais. A segunda Reforma do Estatuto Social acontece no dia 11/07/2008 sendo coordenado pelo advogado Paulo Saint Martin de Oliveira.
A terceira eleição biênio 2009/2010 conta com a seguinte chapa: Miriam Rodrigues Agostinho Borges - presidente, Maria de Lourdes Leôncio Macedo – vice presidente, Vanja Maria Franco – 1ª secretária, Luciana Agostinho Borges Costa – 2ª secretária, Eurilene Alves da Silva Ribeiro -1ª tesoreira , Adelina Rezende Faria – 2ª tesoureira. Conselheiras fiscais: Neila Maria Ferreira Abrão, Clarissa Lengler Cardoso, Darcy de Lima Santos Lemos.


No dia 19 de março de 2009 na presença de Eurilene Alves da Silva Ribeiro e de Adelina Rezende Faria, o senhor Elias Monteiro da Silva juntamente com Miriam Rodrigues Agostinho Borges assinam a escritura de doação por parte do Sanatório Serapião Ribeiro à Associação Berçário Espírita Maria de Nazaré, do prédio da ex - escola Eurípedes Barsanulfo.

HISTÓRICO DA ABEMN


 Tudo começou em uma tarde de domingo, quando o sol estava a pino. Paulo César e Miriam foram à casa de Euzébio e Maria numa visita fraterna e falavam do destino da já extinta  Escola Eurípedes Barsanulfo pertencente ao também extinto Sanatório Serapião Ribeiro. Durante essa conversa alguém sugeriu que se deveria fazer algo de utilidade beneficente com o prédio da ex-escola, para não servir de “pasto” aos bandidos como acontecera em atos de depredação ao antigo Sanatório.
Várias idéias foram sugeridas, mas a que agradou a todos foi a de criar uma escola que atendesse crianças na primeira infância, visto que a carência de políticas públicas em educação Municipal é grande nesta faixa etária. Ficou acertado que Miriam iria montar o projeto.
Daí a começar o trabalho foi um pulo, pois parecia que as pessoas só estavam esperando o chamado para a criação da creche que atendesse bebês. O Sr. Euzébio nesta data era presidente do Sanatório e com grande entusiasmo doou verbalmente o prédio para que se começasse o trabalho do berçário.
A idéia cresceu como fermento, se espalhou, conseguiu adeptos e em 01 de fevereiro de 2004 ao convite da Miriam forma-se um grupo de pessoas que foram: Miriam Rodrigues Agostinho Borges, Rogéria Lima Santos de Lemos, Juliana Paula Balestra Soares, Daniele Bueno Godinho, Elizângela Mantelli, Christiane Quintanilha de Oliveira, Luciana Agostinho Borges, Lucilene Gomes da Silva, Aldecir Dias de Sousa Jr., José Fernando de Oliveira Rocha, Eurilene Alves da Silva Ribeiro e Mária da Conceição Duarte, a se reunirem pela primeira vez e decidirem que seria uma Associação e que atenderia crianças de quatro meses de idade, (pois a mãe estaria voltando ao serviço pelo término da licença maternidade), a dois anos e onze meses, (idade em que  poderiam passar a ser atendido em parceria,  pela Creche e Pré-Escola Maria Madalena) As mães deveriam trabalhar  para o sustento da prole.

O nome que dariam à creche foi outro desafio. Miriam queria que tivesse o nome de mulher para representar a MATERNIDADE. Pensando sobre isso sentada à mesa do Centro Espírita Bezerra de Menezes, nesse instante de reflexão, achega-se à mesa Heloisa, trabalhadora do Centro Espírita, trazia nas mãos um CD e o apresentou como sendo as mais lindas músicas sobre MARIA DE NAZARÉ, foi quase um susto, acabara de nascer o nome da creche. Levado em seguida à reunião o grupo decidiu por ASSOCIAÇÃO BERÇÁRIO ESPÍRITA MARIA DE NAZARÉ, cuja sigla seria ABEMN e deveria ser uma Associação Civil de Direito Privado de caráter religioso, assistencial, cultural, educacional, beneficente e filantrópico, com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, cunho político ou partidário, de duração indeterminada. Foram muitas reuniões. Construiu-se o ESTATUTO com ajuda de Vanja Maria Franco, Paulo César Silveira Borges e a advogada Rogéria Lima Santos de Lemos como responsável por esse documento.

Postagem: Malu Macedo