sexta-feira, 29 de novembro de 2013

HISTÓRICO Parte-2

Outro entrave se apresentaria, a escola extinta deixou contas a pagar tais como: luz, telefone e água e mais os encargos com a documentação da nova entidade. Houve a necessidade de se fazer um evento para angariarem fundos e custear todas essas despesas.
Em reunião seguinte pensando o que realizar, as sugestões foram surgindo de um e de outro, o quebra cabeça formou-se e surgiu a Tarde Feliz, um evento para crianças, com comes e bebes e muitas brincadeiras. A repercussão foi grande, a equipe decidiu que essa realização aconteceria anualmente como tradição.
O Regimento Interno foi realizado com a ajuda de nossa confreira Maria da Conceição Duarte. O projeto de ação e o de criação conseguiu-se com a ajuda de Elena Alcântara, também grande colaboradora da ABEMN.
Com o Estatuto Social pronto, no dia 25 de Maio de 2004, marcando o ponto inicial da ABEMN, com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ ) no dia24/06/2004, sob o nº 06.853.492/0001-44, a equipe assume uma Diretoria Executiva que obedece aos seguintes cargos: Presidente Miriam Rodrigues Agostinho Borges,Vice-Presidente Rogéria Lima Santos de Lemos, 1ª secretária Juliana Paula Balestra Soares, 2ª secretária Daniele Bueno Godinho,1ª tesoureira Elizângela Mantelli, 2ª tesoureira Christiane Quintanilha de Oliveira, 1ª diretora social Luciana Agostinho Borges 2ª diretora social Lucilene Gomes da Silva, Conselho Fiscal Aldecir Dias de Sousa Junior, José Fernando de Oliveira Rocha e Maria da Conceição Duarte. Em dezembro de 2004 finaliza-se o trabalho dessa equipe desbravadora, para dar início a uma nova diretoria que de acordo com o Estatuto se elegeria a cada dois anos nas segundas sextas-feiras de dezembro.
A primeira eleição aconteceu no dia 12 de dezembro de 2004 para gerir o biênio 2005/2006 com Miriam Rodrigues Agostinho Borges para presidente, Maria Leonesa como vice presidente, Maria de Lourdes Leôncio Macedo 1ª secretária, Keite Gonçalves da Mata 2ª secretária, Keilucia Ribeiro Lisboa Pereira 1º tesoureira, Aldecir Dias de Sousa Junior 2º tesoureiro, Luciana Agostinho Borges e Filomena Maria S. Moreira como Diretora social, Elias Monteiro e Christiane Quintanilha de Oliveira como conselheiros  fiscais.
No segundo ano desta gestão resolveu-se alugar uma casa para ser sede do berçário, pois o atual presidente do sanatório Sr. Elias Monteiro da Silva não reconhecendo como doado o prédio da ex-escola, pois não havia documentos legais, aluga-o ao Colégio Moderno, até então a ABEMN só estava se documentando. Neste período houve uma reforma no Estatuto, sendo direcionado pela advogada Coraci Pereira da Silva. Concomitante, o Berçário recebeu como doação da Senhora Ana Gladys Urzedo Bravo, conhecida como Dona Mocinha, viúva do Doutor Waldir Lins, um terreno no Lote nº 01, da quadra 44, situado na Rua 01, esquina com rua 05 do loteamento bairro engenheiro Waldir Lins, Gurupi, Tocantins, com área de 600 metros quadrados.
No dia l7 de agosto de 2006, inicia-se o trabalho com 05 crianças, tendo como ajudantes voluntárias: Vitalina Costa ( dona Vita), Raquel Santana da Silva, Joana D’Arc de Azevedo Rosa e Eurilene Alves da Silva Ribeiro.  Contamos também com a valiosa ajuda do então vereador Kita Maciel, que faz questão de se manter associado ao berçário, lutou para que a ABEMN se enquadrasse na Lei de Utilidade Pública sob o nº 1672 23/11/2006, para dar então a seqüência de documentações, a inscrição no Conselho de Ação Social sob nº 0023/2006, assim como a Licença ao Funcionamento e Vigilância Sanitária, representando tantos outros personagens que entraram nesta história como peças importantes na concretização do berçário.
A segunda diretoria eleita para o biênio 2007/2008, fica estabelecida: Miriam Rodrigues Agostinho Borges - presidente, Luciana Agostinho Borges Costa vice-presidente, Eurilene Alves da Silva Ribeiro 1ª tesoureira, Adelina Rezende Faria 2ª tesoureira,’ Adriana Agostinho Borges Reis 2 ª secretária, Maria de Lourdes Leôncio Macedo 2ª secretária, Darcy Lima Santos de Lemos, Ida Wodzik, Ana Iara Borges Schefer, Maria de Lurdes Alencar Araújo, conselheiras fiscais. A segunda Reforma do Estatuto Social acontece no dia 11/07/2008 sendo coordenado pelo advogado Paulo Saint Martin de Oliveira.
A terceira eleição biênio 2009/2010 conta com a seguinte chapa: Miriam Rodrigues Agostinho Borges - presidente, Maria de Lourdes Leôncio Macedo – vice presidente, Vanja Maria Franco – 1ª secretária, Luciana Agostinho Borges Costa – 2ª secretária, Eurilene Alves da Silva Ribeiro -1ª tesoreira , Adelina Rezende Faria – 2ª tesoureira. Conselheiras fiscais: Neila Maria Ferreira Abrão, Clarissa Lengler Cardoso, Darcy de Lima Santos Lemos.


No dia 19 de março de 2009 na presença de Eurilene Alves da Silva Ribeiro e de Adelina Rezende Faria, o senhor Elias Monteiro da Silva juntamente com Miriam Rodrigues Agostinho Borges assinam a escritura de doação por parte do Sanatório Serapião Ribeiro à Associação Berçário Espírita Maria de Nazaré, do prédio da ex - escola Eurípedes Barsanulfo.

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